Macaparana em foco

Macaparana em foco

Informação com qualidade

Antônio Moraes alerta para suspensão de contrato da Transpetro com Estaleiro Atlântico Sul

em

A notícia de que a Transpetro, subsidiária de transportes da Petrobras, suspendeu o contrato de encomenda de 16 navios com o Estaleiro Atlântico Sul, de Suape, levou o líder da Oposição, Antônio Moraes, do PSDB, a sugerir, oontem, segunda (28 de maio), à Mesa Diretora, o envio de um pedido de informações. O parlamentar destacou que, tanto o estaleiro quanto a Transpetro, precisam dar explicações à sociedade sobre a medida.

Segundo Moraes, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, revelou que a construção dos navios está ameaçada desde o início do ano, quando a Samsung deixou a parceira com do estaleiro. De acordo com o deputado, o dirigente da estatal salientou que o Atlântico Sul tem até 30 de agosto para encontrar um novo parceiro e, só assim, manter a construção dos navios encomendados.

Moraes lembrou que o presidente participou, na última sexta (25),do lançamento do navio João Cândido, construído com 20 meses de atraso. Na ocasião, Sérgio Machado comentou que o estaleiro representa muito para Pernambuco, mas vai acontecer com o Brasil o mesmo que ocorreu com a Coréia e com o Japão, que passaram uma década para adquirir experiência no setor.

Já o líder do Governo, Waldemar Borges, do PSB, afirmou que a notícia não merece tanto alarde. O deputado destacou que antes da entrega do navio João Cândido, houve comentários de que o Estaleiro não iria concluir a embarcação. Borges ressaltou que a atividade é de natureza complexa e, dos 22 navios encomendados, seis estão garantidos, e os 16 restantes aguardam a nova parceria. Segundo o parlamentar, Pernambuco entrou na indústria naval brasileira e não vai recuar. Luciano Siqueira, do PCdoB, e Aluísio Lessa, do PSB, também demonstram confiança no potencial naval do Estado.

Da Alepe


© Copyright 2023 Macaparana em foco. Todos os direitos reservados. Designer: MF - Bloggertheme9 Plataforma Blogger.