O Tribunal Regional Federal da 5ª Região manteve a decisão de primeiro grau que havia condenado o ex-prefeito de Macaparana e pré-candidato às eleições de 2012, Valdecírio Cavalcanti(DEM), tornado-o assim inelegível para o pleito deste ano, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.
Valdecírio responde a uma ação de improbidade administrativa na Justiça Federal. Havia, reitere-se, sido condenado pelo Juízo da 1ª Vara Federal em abril de 2010, mas recorreu da decisão. Hoje pela manhã os desembargadores da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, por unanimidade, negaram provimento ao recurso e mantiveram a sentença de primeiro grau em todos os seus termos.
Esse fato, pode ter sido a gota d'água para uma definição de quem será o candidato a prefeito do DEM em Macaparana para disputar o pleito de outubro, tendo em vista que, em princípio, Valdecírio seria o candidato mais cotado até o momento.
Ressalte-se que Valdecírio ainda pode recorrer da decisão do Tribunal, mas essa decisão de acordo com a Lei Complementar 135/2010 é suficiente para torná-lo inelegível.