30/06/2011
Macaparana em foco
Informação com qualidade
Chapéu de Palha vai distribuir 20 mil mudas de Mata Atlântica na Fenearte
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade aproveita a XII Fenearte para conscientizar os frequentadores da feira para a preservação do Meio Ambiente. Vai distribuir 20 mil mudas de variedades de Mata Atlântica, dentro das atividades do Programa Chapéu de Palha Zona da Mata.O objetivo é conscientizar os freqüentadores da feira para a preservação das Matas Ciliares.
“Precisamos preservar as nossas matas ciliares e as nascentes dos rios. Nos locais onde as matas estão preservadas os impactos das enchentes são muito menores”, diz o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade Sérgio Xavier.
Este ano a ação nos municípios da Zona da Mata replantará 250 mil mudas de matas ciliares e capacitará 7,2 mil agricultores na preservação das margens dos rios, em um investimento de R$ 1 milhão. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária e terá a participação de agricultores que são monitores ambientais nos municípios de atuação do programa.
Ações de educação ambiental reforçam a estratégia do Chapéu de Palha, que utiliza os próprios agricultores familiares da região como agentes ambientais que atuam na conscientização das comunidades locais como ação preventiva aos desmatamentos e ocupação das margens dos rios.
A recomposição das matas ciliares tem como principal foco as áreas da Mata Sul, as maiores prejudicadas pelas enchentes do ano passado. Por essa razão a recuperação das matas ciliares foi iniciada este mês, em Palmares, a partir do plantio de cinco mil mudas.
Fonte: Portal Pernambuco