O município de Macaparana sempre marca presença na maior Feira de Artesananto da América Latina (Fenearte).
Este ano não foi diferente, vários artesãos de Macaparana, mais uma vez estão com seus estandes armados na XII Fenearte, mostrando um pouco da cultura e do trabalho que é realizado pelos artistas da terra.
O Macaparana em foco esteve nos estandes de Macaparana neste domingo (3 de julho) e conferiu os produtos artesanais confeccionados pelos representantes macaparanenses bem como, conversou com alguns artesãos.
Com o incentivo da Prefeitura Municipal e através das Associações(Aman - Associação Mista dos Artesãos de Macaparana e Aemac - Associação Estudantil de Macaparana) os artesãos macaparanenses tem a possibilidade de mostrar os seus trabalhos que são realizados com muita dedicação e carinho.
Com o apôio da Prefeitura Municipal e Aman, Macaparana está representada na Fenearte por: Nadege, Eliene (Nina), Fátima, Selma, Maria José, Bel, Dôra, Ivanise Morais e Ceiça. Já, por parte da Aemac e com o apôio do Vereador Valdemir, estão: Dona Vicência, Solange, Narcisa Márcia, Cida, Irlane, Iraneide, Dilma, Rosa de Côco (Rosart) Dedé do Crochê e seu filho Gilmar.
O Crochê, meio artesanal em que são trabalhados redes, lençois, toalhas, mantas, etc.., o bordado, o fuxico (arte feita de retalhos de tecidos), a pintura sobre tecidos, os utensílios confeccionados da palha de bananeira, as bonecas de pano, a arte produzida de produtos recilcados entre tantos outros produtos confeccionados e expostos pelos artistas macaparanenses se destacam em meio à grandiosa Feira Nacional de Negócios do Artesanato.
A arte é muito importante para o município e seu artistas. Porém para que haja uma expansão dos produtos confeccionados é necessário que haja incentivo e apôio, inclusive por parte dos municipalistas que têm possibilidade e meios cabíveis para fazê-lo. "A participação na Fenearte é importantíssima para os artesãos, mas as inscrições são caríssimas, não fosse o incetivo dos que adotam essa parceria através das Associações, seria bem mais difícil a participação nesses eventos", ponderou Rosa (Rosart).
Dona Vicência com a sua produção de Fuxicos está muito animada ao participar da maior Feira de Artesanato da América Latina. Ressaltou a importância dos meios de comunicação municipais, inclusive através da internet, pois os que estão distante, como sua filha, têm a possibilidade de ver as participações de seus artirtas artesanais, conterrâneos, nos eventos, bem como as demais notícias do município.
Todos os demais artirtas macaparanenses, participantes estão satisfeitos por terem a possibilidade de mostrar os seus trabalhos, de Macaparana para o mundo.
A Fenearte está acontecendo no Centro de Convenções de Pernambuco desde o dia 1º (primeiro) de julho e vai até o dia 10(dez). Artesãos de todo Brasil e de 35 (trinta e cinco países) estão participando do evento.
Fica o apôio e o desejo de uma boa apresentação, unidos à realização de bons negócios a todos os macaparanenses artistas, artesãos e auxiliares, participantes da XII Fenearte, deixando claro a importância do incentivo no intuito de expandir cada vez mais a cultura e os trabalhos do povo macaparanense.