01/09/2011

Macaparana em foco

Macaparana em foco

Informação com qualidade

Maviael Cavalcanti é entrevistado no programa Assembleia na TV em debate

em


O deputado estadual Maviael Cavalcanti (DEM) foi o entrevistado de ontem (31) no programa Assembleia na TV em debate, apresentado no canal 11.
Foram questionados vários assuntos ao parlamentar, inclusive sobre a questão da instalação da fábrica de automotivos em Goiana, entre outras empresas que estão por vir para a mata Norte, devido ao crescimento acelerado em que se encontra o Estado de Pernambuco.
 O deputado falou da importância da instalação da referida fábrica, ressaltando que a mata norte pernambucana terá um novo impacto com estes investimentos. Porém, disse que seria necessário que houvesse convênios entre o Estado e os municípios para qualificar as pessoas, pois apesar dessas instalações gerarem muitos empregos, não se tem mão de obra qualificada, e muitas vezes os beneficiados são as pessoas que vem de outros estados, e inclusive de outros países.

O democrata disse que tomou conhecimento de cursos que o Sebrae estaria  oferecendo e fez um requerimento para implantação dos estudos, inclusive  em Macaparana e Timbaúba, mas foi informado que vários governadores já os tinham solicitado. Ressaltou ainda que se não fosse o Sebrae e Senai não tínhamos quase ninguém do nosso Estado trabalhando nas empresas, destacando a importância da mão de obra qualificada.

As escolas públicas de ensino médio deveriam oferecer profissões para que as pessoas já saíssem podendo trabalhar e daí por diante optar ou não por um curso superior.
Quando foi questionado sobre a atual situação das estradas de Pernambuco, o deputado disse que quando chega nos municípios eleitor grita: “Deputado cadê? as estradas estão todas esburacadas! Ele diz, “em quem você votou? Ajude-nos a gritar”. A oposição na assembleia é pequena, ressaltando que aqueles devem unir-se à voz dele deputado para cobrar a restauração das estradas ao governo Eduardo Campos, pois infelizmente a oposição é muito pequena e fica difícil obter resultado nas cobranças. Mas, o governador disse que em setembro iniciará os trabalhos, disse.
O parlamentar ainda foi questionado sobre a questão canavieira, se seria o fim dela, em razão da vinda de indústrias para o Estado, e ainda sobre a agricultura.
Disse acreditar não ser o fim da produção de cana de açúcar no Estado. Quando à agricultura disse que muitas vezes o pequeno produtor retira um empréstimo, inclusive no Banco do Nordeste dizendo que vai realizar um empreendimento e compra um moto para passear. Se houvesse uma fiscalização pelo Banco ou houvesse estudos e cursos para estruturar o agricultor seria mais interessante e poderia haver bons resultados.
Ao ser questionado sobre o fato de estar sendo componente de uma oposição minúscula, pois passou boa parte dos seus mandatos como governista, Maviael disse que, hoje o parlamentar não tem o prestigio que tinha antigamente, e fica mais difícil buscar recursos para os municípios, pois os governadores tem uma afinidade maior com os prefeitos e muitas vezes muitos parlamentares não votam certos projetos ou  questionam fatos relevantes ao governo do Estado, em razão de os prefeitos que os apoiam não gostarem e se assim o agisse ficariam prejudicados.
O deputado ainda disse ser triste ver os mandatos, inclusive o da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, se tornarem quase perpétuos, ou reconduzidos varias vezes ao mesmo detentor do cargo em razão de votações dotadas de favorecimentos pessoais e de maneira a gerar uma parcialidade que não tem relevância com a sociedade.
Apesar de oposicionista o  paralamentar ainda fez alguns elogios ao governo Eduardo Campos, dizendo que quando se faz um bom trabalho deve se elogiar, independentemente de ser oposição ou não. mas, o que está errado tem que ser cobrado e criticado.


© Copyright 2023 Macaparana em foco. Todos os direitos reservados. Designer: MF - Bloggertheme9 Plataforma Blogger.