O ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco(PSB) ao que tudo indica não assumirá o cargo de senador em caso de licenciamento de Humberto Costa(PT), tendo em vista a necessidade deste se ater à campanha de prefeito do Recife.
Joaquim Francisco é o primeiro suplente de senador do petista e aliado de Eduardo Campos. Com a indicação de Geraldo Júlio (PSB) para disputar a prefeitura do Recife, houve comentários de que o senador Humberto Costa estaria constrangido em licenciar-se do cargo, tendo em vista que quem assumiria seria um representante do PSB.
Joaquim mandou um recado para Humberto, dizendo que ele (Joaquim) vota em Geraldo Júlio e que Humberto poderia licenciar-se pois não iria assumir o senado, afirmando inclusive que ele poderia entregar o cargo à segunda suplente que é Maria da Pompéia(PT).
A licença é temporária, até as eleições. Porém caso Humberto Costa vença o pleito, a partir de janeiro de 2013, o cargo de senador torna-se definitivo. Nesse caso, acredita-se que Joaquim, com certeza irá assumir.