08/08/2012

Macaparana em foco

Macaparana em foco

Informação com qualidade

Usina Cruangi - Deputados macaparanenses participam de audiência pública

em

Nessa terça-feira 07/08 uma audiência publica aconteceu na cidade de Timbaúba, mais precisamente no Moto Clube e contou com algumas das maiores lideranças da região, como os deputados Antonio Moraes e Maviael Cavalcanti e ainda com o Presidente da ALEPE  (Assembleia Legislativa de Pernambuco) Guilherme Uchoa. A audiência também contou com a presença do prefeito de Timbaúba Marinaldo Rosendo, representantes do Governo do Estado e Associações que representam os trabalhadores da cana de açúcar. 

A audiência publica serviu para amenizar os ânimos entre os empregados da usina Cruangi e os diretores, o macaparana news se fez presente para acompanhar a posição dos deputados Maviael Cavalcanti e Antonio Moraes e os dois parlamentares se propuseram a ajudar no que fosse preciso para que uma decisão definitiva seja tomada.

Em suas poucas palavras o deputado Maviael Cavalcanti pediu desculpas por não poder ficar até o final da reunião, mas que os trabalhadores podiam contar com ele para tentar resolver aquela situação, e que não adiantava partir para a provocação, mas sim para a discussão e o debate junto à justiça, pois não se pode admitir que uma usina que moeu a terceira maior  safra de cana do pais esteja nessa situação.

Já o deputado Antonio Moraes disse que já vinham discutindo uma maneira de resolver aquela situação por vem passando os trabalhadores da usina Cruangi, e que há 20 anos os donos da usina não pagavam os impostos. O deputado também propôs que os recursos bloqueados pela justiça fossem liberados para que assim os trabalhadores e pequenos fornecedores recebessem seus pagamentos, e que se faça uma vigilância ordeira para que as canas da usina não sejam vendidas pois já há usinas atrás da safra da cana e que se possível procurem a justiça para garantirem que a cana não seja vendida e que os trabalhadores não queimem a cana.

O prefeito de Timbaúba  Marinaldo em sua fala  foi mais duro e falou que já havia feito tudo que podia como prefeito e até mesmo como empresário e fez uma revelação que poucos sabiam, falou que em uma reunião um dos irmãos o Fernando Queiroz foi bem claro ao afirmar “quero que a Cruangi feche que se lasque”. O prefeito também pediu que aquela audiência publica não se transforme em um ato político,  mas sim em ato social.

Muitas sugestões para acabar com a crise da usina Cruangi foram feitas, mas como disse um trabalhador, “A FOME NÃO ESPERA” então palavras não farão com que a família detentora da usina entre em acordo, mais sim ações e é o que os trabalhadores da cana esperam ações tanto do governo quanto das pessoas que detém o poder em Timbaúba.

Texto e fotos: Macaparananews


© Copyright 2023 Macaparana em foco. Todos os direitos reservados. Designer: MF - Bloggertheme9 Plataforma Blogger.