![]() |
| Foto: Katherine Coutinho/G1 |
O corpo do ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal Fernando Lyra foi velado no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta sexta (15 de fevereiro). Diversas autoridades, familiares e amigos prestaram homenagens ao político, que morreu na última quinta (14), em São Paulo, por falência múltipla de órgãos.
O governador Eduardo Campos esteve na Assembleia para homenagear Fernando Lyra. Ele afirmou que o ex-parlamentar foi um político que marcou sua geração e as demais ao lutar pela liberdade e pela democracia no País. O vice-governador do Estado, João Lyra Neto, que é irmão do ex-ministro, e o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, do PDT, ao lado de diversos parlamentares, acompanharam a cerimônia.
Guilherme Uchoa afirmou que Pernambuco está de luto com a perda de um dos maiores parlamentares do País, que atuou por sete mandatos no Congresso Nacional, representando o Agreste do Estado.
João Lyra Neto declarou que a família está honrada com sua trajetória de honestidade, compromisso e lealdade. A deputada estadual Raquel Lyra, do PSB, sobrinha do ex-ministro, salientou a participação importante do tio na luta pela redemocratização. Para a parlamentar, ele foi um exemplo de homem público e extremamente dedicado à família.
Fernando Lyra foi deputado estadual pelo MDB, de 1967 a 1971. Em sua passagem pelo Legislativo Estadual, o ex-ministro foi integrante da Comissão da Área das Secas e Negócios Municipais, da Comissão de Justiça, vice-líder da Oposição e líder da bancada do MDB, entre outros cargos. O sepultamento será realizado no Cemitério Morada da Paz.
Da Alepe
