Na manhã desta quinta-feira, 14 de março, o Mãe Coruja de Macaparana recebeu a visita da coordenadora estadual do programa, Ana Elizabete, que esteve acompanhada de integrantes do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social- IDIS, da cidade de São Paulo. O intuito da visita foi acompanhar a dinâmica de funcionamento do programa, que tem a cidade de Macaparana como referência no Estado de Pernambuco.
A articuladora municipal do programa, a fonoaudióloga Sandra Cavalcanti, e a secretaria de Assistência Social Socorro Barbosa, acompanharam os visitantes que puderam conferir de perto as atividades e ações desenvolvidas na cidade, que além da sede conta com os polos de Pirauá e Terra Prometida.
Algumas mães cadastradas no programa estiveram no encontro e aproveitaram a ocasião para participar de ações de beleza, como escova, chapinha e manicure, executados pelas próprias mães que participaram de cursos de formação oferecidos no programa.
De acordo com Sandra Cavalcanti, é feito um levantamento de dados das gestantes e de acordo com cada situação a coordenação, em parceria com algumas secretarias do município, entram em ação para melhorar a qualidade de vida das futuras mães.
“Além do propósito do Mãe Coruja que é reduzir a mortalidade materno/infantil, damos total assistência às mulheres com emissão de documentos, acompanhamento pré-natal, cursos profissionalizantes, alfabetização, além do pós-parto com o teste da orelhinha, teste do pezinho e emissão de certidão de nascimento gratuita na própria Unidade Mista.”, declarou Sandra, que informou também que qualquer gestante usuária do SUS pode aderir ao programa.
Atualmente, mil mães e setecentos e sessenta e quatro crianças estão cadastradas e sendo acompanhadas pela equipe do Mãe Coruja. Segundo dados, a taxa de mortalidade infantil no município era de 25 mortes para cada mil crianças nascidas. Em fevereiro de 2013 o índice de mortalidade caiu para 10,4, sendo a maioria por causas inevitáveis.
Após a visita na sede do Mãe Coruja, a caravana seguiu para a Unidade Mista, onde foram recepcionados pela secretária de Saúde Andressa Regis, e pelos diretores Florêncio Moraes e Luciene Albuquerque. A equipe de saúde do município apresentou a maternidade com os equipamentos adquiridos em parceria do município com o Governo do Estado através programa Mãe Coruja.
A secretária de Ação Social Socorro Barbosa, avaliou positivamente a visita da coordenação estadual do Mãe Coruja e integrantes do IDIS. A secretária informou ainda que pretende melhorar a atuação do programa e já disponibilizou uma nutricionista para acompanhar a alimentação das gestantes, mães e crianças.
“Nossa meta é extinguir a mortalidade infantil no município. Macaparana é referência na dinâmica do programa, é tanto que os visitantes de São Paulo vieram conhecer o nosso funcionamento para implantar um projeto similar na cidade de Manaus, no Amazonas. Com a ajuda de Drª. Sandra Karla, vamos ampliar e melhorar o Mãe Coruja de Macaparana.”, finalizou Socorro.
Estiveram presentes no encontro o prefeito Paulo Barbosa (Paquinha); o deputado Antônio Moraes; a vereadora Nil; a secretária de Desenvolvimento, Gracinete Monteiro; o coordenador regional do Mãe Coruja, Valmir Correia; e as gestoras estaduais do programa em Macaparana, Marisa Coutinho e Bethânha Guimarães.
José Ivan Dias