Queda da produção de cana-de-açúcar, plantações de banana que não crescem e gado passando sede e fome. Esse é o cenário da Zona da Mata Norte pernambucana, descrito, nesta segunda (15 de abril), pelo deputado Maviael Cavalcanti, do Democratas. O parlamentar afirmou que a situação desoladora, comum no Sertão nos períodos de seca, já chegou à região açucareira do Estado.
Maviael afirmou que o Governo precisa se reunir com os plantadores de cana e banana, principais insumos da Mata Norte, para buscar alternativas de sobrevivência para os produtores, enquanto durar a estiagem. Ele destacou que a falta d’água também é intensa e os municípios precisam receber carros-pipa. E ressaltou que os moradores da região nunca passaram por situação tão grave.
O deputado ainda anunciou que apoia a Comissão a ser criada na Casa com o objetivo de definir um plano estratégico para enfrentar a crise no setor sucroalcooleiro e na indústria em decorrência da seca. A iniciativa partiu do deputado Henrique Queiroz, do PP.
José Humberto Cavalcanti, do PTB, esteve reunido com o senador Armando Monteiro Neto e empresários do setor sucroalcooleiro, onde foi revelada uma expectativa de redução de mais de 50% na safra da cana-de-açúcar para o biênio 2013/2014. Terezinha Nunes, do PSDB, pediu providências aos Governos Federal e Estadual, sob o risco da seca dizimar a economia rural de Pernambuco.
Foto/João Bita-Alepe
