Secretário de Transportes assina ordem de serviço da PE-89
Na manhã desta terça-feira (dois de abril), o secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento, esteve na cidade de Macaparana para assinar a ordem de serviço das obras que vai recuperar a PE-89, que liga Timbaúba ao trevo de Limoeiro. A cerimônia aconteceu na quadra da Escola Creuza Cavalcanti, e contou com a presença dos deputados estaduais Antônio Moraes, Maviael Cavalcanti, Sebastião Rufino e José Humberto Cavalcanti, além do prefeito de Macaparana Paulo Barbosa, Paquinha, e do juiz de Direito, Severino Rodrigues.
Durante o evento, o secretário anunciou também que a usina de asfalto será instalada no município, além da mão de obra que deverá priorizar os moradores de Macaparana e São Vicente Férrer. “Além de recuperar a estrada, vamos injetar dinheiro nas cidades por onde passa a PE-89. Serão prioridades as contratações de moradores do município que vai gerar renda e ocupação para o povo daqui.”, afirmou.
O secretário falou ainda que falta apenas autorização do CPRH para instalação da usina de asfalto que vai produzir o material utilizado na obra. Na ocasião, o prefeito de Macaparana anunciou que o comerciante Everaldo Júnior, do supermercado Evangélico, disponibilizou uma propriedade rural para abrigar a usina. O gestor aproveitou para solicitar de Isaltino a pavimentação da estrada de Mato Seco, a qual o secretário prometeu realizar durante as obras da PE-89.
Outra novidade anunciada na cerimônia foi o recolhimento de 5% do Imposto Sobre Serviço (ISS), que a SVC, empresa responsável pela execução das obras, vai deixar no município. A recuperação da via custará 25 milhões de reais para o Estado e vai beneficiar o escoamento da produção da Zona da Mata Norte, uma vez que a PE-89, principalmente no trecho Macaparana- São Vicente encontra-se praticamente intrafegável.
O deputado Antônio Moraes, pontuou o esforço empreendido para que a recuperação fosse viabilizada. “Em setembro do ano passado trouxemos o secretário para ver de perto a situação da estrada. Tivemos várias audiências para solicitar a recuperação dessa PE, inclusive, estivemos pessoalmente com o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, e pedimos urgência no pleito. Hoje, só temos a agradecer a sensibilidade das autoridades estaduais para com o povo de Macaparana.”, frisou o parlamentar.
O prefeito de Macaparana, Paulo Barbosa, falou da importância da obra e os benefícios para o município. O gestor pontuou a disponibilidade do secretário que sempre esteve disponível quando solicitado. “Hoje é um dia importante para Macaparana, na qualidade de representante do povo, estive com o deputado Antonio Moraes no gabinete de Isaltino, cobrando a recuperação da estrada. Só temos a agradecer pelo empenho e paciência que o senhor teve com nossas cobranças, sei que agora o desenvolvimento de Macaparana e região vai dar um grande salto”, afirmou.
Após os discursos, as autoridades que fizeram parte da mesa assinaram a ordem de serviço. Além do secretário, deputados e do gestor de Macaparana, o vice-prefeito, Luciano Moraes; o presidente da Câmara, Adaias Júnior; a primeira-dama, Socorro Barbosa, e o ex-prefeito Maviael Filho também assinaram o documento.
O Governo do Estado através da Secretaria de Transportes de Pernambuco vai recuperar as PE’s 86, 88 e 89, todas localizadas na Zona da Mata pernambucana. De acordo com Isaltino Nascimento, esse é um investimento do programa Caminhos da Integração que vai destinar 96 milhões para a recuperação das três vias da região.
Assessoria de Imprensa