As Secretarias de Saúde e Ação Social de Mapacaparana, em parceria com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, promoveram nesta sexta-feira, cinco de abril, o Dia “D” de Combate ao Mosquito da Dengue. Com o tema: “Dengue assim você me mata. Ai se eu te pego!”, os agentes de endemias do município percorreram as principais ruas da cidade entregando panfleto informativo à população.
O evento contou ainda com a participação dos alunos da Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes, que aderiram a caminhada e participaram da ação entregando material. Com sacolas plásticas nas mãos, os alunos recolheram recipientes das ruas.
Uma tenda montada em frente a Igreja Congregacional, serviu de apoio à campanha e os agentes aproveitaram para tirar as duvidas da população e alertar sobre os riscos da doença transmitida pelo mosquito.
Camilla Sena, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, alertou sobre a conscientização das pessoas em combater a doença. “Se cada um colaborar, seguindo as dicas de não acumular água em recipientes, o mosquito não vai ter como se proliferar. É necessário que cada um faça sua parte.”, finalizou.
A secretária de Saúde, Andressa Melo, avaliou positivamente a ação conjunta das secretarias e dos agentes de endemias. “Esse é o primeiro passo que damos para combater de vez a Dengue em Macaparana. Os PSF’s e as escolas do município também estão envolvidos na campanha para que possamos atingir uma grande parcela da população.”, afirmou.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mosquito do Aedes Egipht deposita os ovos em locais onde há acumulação de água, tais como: latas, garrafas, sacos, potes, pneus, caixas d’água, vasos de flor, tanques, piscinas e até na água dos animais domésticos. Os principais sintomas da doença são: febre alta, dor nos olhos, dor de cabeça, dores musculares, falta de apetite e vômitos. A pessoa que sentir os sintomas deve procurar imediatamente atendimento médico.