O deputado Antônio Moraes foi à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (16), falar sobre a instalação de um novo protótipo de chafariz que vai distribuir água potável para moradores do quilombo Serrote do Gado Brabo no município de São Bento do Una.
O parlamentar informou que o modelo é de um empresário do ramo de distribuição de água potável. O mecanismo fornece 40 litros de água apropriada ao consumo humano, quando acionado por fichas ou reconhecimento digital.
Antônio Moraes propôs que a ideia seja replicada em outras regiões para garantir água de qualidade nos locais atingidos pela seca. Ele alertou que informações divulgadas na imprensa relatam pesquisas que comprovam a má qualidade da água levada pelos caminhões-pipa, ocorrendo vários surtos de diarreia.
O tucano ressaltou que está em vigor a lei baseada em projeto de sua autoria tratando da fiscalização e distribuição de água para consumo humano. Moraes fez, ainda, um apelo para que a Secretaria de Saúde e as prefeituras passem a aplicar a legislação garantindo a qualidade de vida das pessoas.
