![]() |
| Foto: Roberto Soares/Alepe |
O Dia Internacional do Idoso, celebrado nesta terça (primeiro de outubro), recebeu o registro do deputado Maviael Cavalcanti, do Democratas. A data também marca os dez anos de criação do Estatuto do Idoso. De acordo com o parlamentar, as comemorações foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982. O parlamentar explicou que, no Brasil, a Comissão de Educação do Senado instituiu o dia em 1999, com o objetivo de refletir a respeito da situação do segmento, seus direitos e dificuldades.
Para o democrata, apesar da importância dos mais velhos na sociedade, poucos lembram o primeiro de outubro. Ele estacou que, segundo dados do IBGE, Pernambuco possui cerca de um milhão e 100 mil idosos, o equivalente a 12,5% da população. Só na Capital são mais de 49 mil.
Maviael Cavalcanti chamou a atenção para os desafios do envelhecimento da população e disse que a materialização dos direitos depende do cumprimento dos deveres pelo poder público e pela sociedade. De acordo com o parlamentar, em 2050 mais de dois bilhões de pessoas no mundo terão mais de 60 anos, o que traz uma importante mudança, com consequências para todos. Ele defendeu mais qualidade de vida para o segmento, além do combate à discriminação e à violência.
