![]() |
| Foto Jarbas Araújo/Alepe |
Há dez anos, dois músicos pernambucanos tiveram a ideia de criar uma orquestra de frevo e hoje o grupo está entre os mais conceituados e requisitados de Pernambuco. A SpokFrevo Orquestra, idealizada por Inaldo Cavalcante de Albuquerque e Gilberto Pontes, foi homenageada, nesta terça (três de junho), em Reunião Solene na Assembleia, a partir de uma solicitação do deputado Antônio Moraes, do PSDB.
O deputado Raimundo Pimentel, do PSB, presidiu a cerimônia, e destacou que a orquestra se tornou um instrumento de enorme força na divulgação da cultura pernambucana. Para Pimentel, o grupo tornou o frevo mais colorido, e um legado do jazz, baseado no improviso. Antônio Moraes salientou que a homenagem é mais do que justa, por tudo o que seus músicos fazem pela cultura do Estado. Ele afirmou que a orquestra carrega a tradição do frevo, mas não abre mão da liberdade, qualidade e de experimentações que recriam o ritmo.
Inaldo Cavalcante é o Maestro Spok. O nome do artista foi inspirado no personagem doutor Spock, do seriado americano Jornada nas Estrelas. Ele é instrumentista, arranjador e diretor musical da orquestra, formada por 17 pernambucanos. Ao lado do primo Gilberto Pontes, Spok e os demais integrantes já levaram nosso ritmo a vários países de Europa, América e Ásia.
O segundo álbum, Ninho de Vespa, lançado em 2013, levou a SpokFrevo Orquestra a ser reconhecida como melhor grupo na categoria Instrumental do 25º Prêmio da Música Brasileira. Maestro Spok enfatizou a importância da sua parceria com Gilberto Pontes, a quem deve a essência do frevo no grupo. Pontes ressaltou a honra de participar de um conjunto musical que representa a cultura pernambucana em todo o mundo.
O evento teve a apresentação do Quinteto Passo de Anjo, acompanhado do Bloco das Flores, interpretando canções tradicionais. Também estavam presentes integrantes do Bloco da Saudade, Boêmios da Boa Vista, Com Você no Coração, entre outras agremiações. Os deputados Alberto Feitosa, do PR, e Sérgio Leite, do PT, a presidente da Academia Pernambucana de Música, Leni Amorim, a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e os vereadores do Recife Isabella de Roldão e Henrique Leite, ainda marcaram presença.
Da Alepe
