Macaparana em foco

Macaparana em foco

Informação com qualidade

São João de Macaparana homenageará Rosil Cavalcanti

em

O São João 2015 de Macaparana/PE irá homenagear o compositor e artista Rosil Cavalcanti. 

Desde o ano de 2013 que o compositor foi cogitado pelo Prefeito Paquinha para ser homenageado no São João de 2014. Porém, tendo em vista que em 2015 completa-se o centenário do artista, a homenagem ficou para este ano.
 
"Natural da cidade de Macaparana (PE), nasceu no Engenho Zebelê, em 20 de Dezembro de 1915, registrado Rosil de Assis Cavalcanti.

Cursou o primário e ginásio na cidade de Recife. Em 1936 entrou para o 22º Batalhão de Caçadores da 7º Região Militar na cidade de Aracaju, em Sergipe. Em 1937, licenciou-se do Batalhão de Caçadores e passou a trabalhar no Fomento Agrícola de Sergipe. Durante essa época, atuou como jogador de futebol, tornando-se tri-campeão sergipano pelo Cotinguiba Sport Clube. Em 1941 foi trabalhar na Secretaria de Agricultura da Paraíba, na cidade de João Pessoa.

Desembarcou em Campina Grande no ano de 1943, acatando transferência como servidor público. Lá desempenhou as atividades de compositor e apresentador de programas de rádio e TV, adotando o codinome de "Zé Lagoa", atuando nas Rádios Borborema, Caturité e TV Borborema.

Do auditório da Rádio Borborema, que localizava-se na Rua Cardoso Vieira, o Programa era transmitido ao vivo. Foi realizado concurso de sanfoneiro, de dançarino, de beleza, de teatro, etc.

O carisma de Rosil cativava e conquistava. Compôs cerca de 130 músicas, sendo algumas de memoráveis parcerias com Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti
Em 2003, teve a sua música, "A festa do milho", gravada no álbum "Canções joaninas", do cantor e sanfoneiro Targino Gondim. Em 2007, teve a música de sua autoria "Sebastiana" gravada pelo cantor e compositor Kojak do Forró, no álbum ao vivo "O afilhado do rei do ritmo Jackson do Pandeiro". 

Entre suas músicas mais famosas estão "Sebastiana", "Na Base da Chinela" e "Quadro Negro".

Rosil Cavalcanti faleceu em 10/7/1968 em Campina Grande, PB. Se estivesse vivo completaria 100 anos em dezembro de 2015.

Com informações do site Retalhos Históricos de Campina Grande e O Nordeste.com.


© Copyright 2023 Macaparana em foco. Todos os direitos reservados. Designer: MF - Bloggertheme9 Plataforma Blogger.