O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou, nesta quarta-feira (16/03), o convite da Presidenta Dilma Rousseff e assumirá a Casa Civil. As informações são da Folha de São Paulo.
Ontem (15/03), Lula se reuniu com a presidenta, no Palácio do Planalto. A reunião durou mais de quatro horas. Hoje pela manhã voltou ao palácio, por volta das 9 horas. Os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, da Fazenda, Nelson Barbosa, e da Educação, Aloízio Mercadante também participaram da reunião de hoje.
O líder do PT na Câmara, Afonso Florence afirmou que a ida de Lula para a Casa Civil tem o objetivo de ajudar o Brasil a sair da crise e de evitar o processo de impeachment contra Dilma Rousseff.
Lula é investigado na operação Lava Jato, tem denúncia e pedido de prisão preventiva oferecidos pelo Ministério Público de São Paulo, por crime lavagem de dinheiro.
A oposição e as pessoas contrárias a Lula e ao governo dizem que a nomeação é um desrespeito ao povo brasileiro e uma maneira de tentar blindar o ex-presidente das investigações do Juiz Sérgio Moro, tendo em vista que, assumindo o cargo de ministro, a competência é declinada para o Supremo Tribunal Federal.
