O vereador macaparanense Valdemir da Cohab (PTB) teve o registro de sua candidatura à reeleição indeferido pelo TRE/PE. O julgamento aconteceu na última terça-feira (04/10).
Valdemir tentou a reeleição no último domingo (02/10), não conseguiu se reeleger, mas obteve 400 votos, 2,69% dos válidos, ficando na terceira suplência da coligação Macaparana Conhece e Confia.
Entenda o caso
O vereador era filiado ao PSD, mas no início deste ano trocou de partido, se filiando ao PTB, que tem como presidente municipal o jovem Pedão.
De acordo com a sentença de primeiro grau que deferiu o registro da candidatura, apesar de o vereador haver assinado a ficha de filiação, houve uma falha por parte do dirigente partidário que não submeteu a lista à Justiça Eleitoral, no prazo legal, até o dia 02 de abril de 2016 (seis meses antes do pleito). Mesmo assim e com parecer desfavorável do Ministério Público, o juízo eleitoral de Macaparana deferiu o registro. Insatisfeito, o MP recorreu da sentença e o TRE deu provimento ao recurso, reformando o julgado e indeferindo o registro da candidatura do vereador.
Por fato semelhante e da mesma forma (com recurso) a candidata Elizabeth da Igreja (PTB) também teve o registro de candidatura indeferido. Tal indeferimento se dera antes do pleito do último domingo. Mesmo com registro indeferido, a candidata ainda teve 112 votos, mas que não foram validados pela Justiça Eleitoral.
Com a decisão do TRE, que ainda cabe recurso, os votos de Valdemir serão invalidados. A perda desses votos pela coligação não muda o quadro de eleitos.
