15/03/2012

Macaparana em foco

Macaparana em foco

Informação com qualidade

Deputado Antônio Moraes propõe, na Alepe, discussão sobre água potável

em

Comissão de Justiça discute regularização do fornecimento de água potável

A água potável tem sido a principal opção de consumo das classes sociais mais baixas, sobretudo no Interior do Estado. A comercialização do produto, no entanto, ainda é feita de forma ilegal, trazendo prejuízos para a população e para os proprietários das fontes de água. Está em tramitação, na Assembleia, projeto de lei que regulariza o setor. A matéria foi debatida na manhã da última terça (13 de março), durante audiência pública da Comissão de Justiça da Casa.

Sugerida pelo deputado Antônio Moraes, do PSDB, a proposta esclarece que a água potável é destinada ao consumo humano e pode ser obtida por meio de fontes naturais ou artificiais. Os chafarizes são o meio utilizado para o fornecimento do produto. A ilegalidade do procedimento é verificada no ato de envasamento da água em botijões de 10 ou 20 litros, que, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), só podem ser abastecidos com água mineral.

A partir do projeto, a distribuição e comercialização da água potável natural nos chafarizes passam a ser permitidas, desde que os recipientes tenham características diferentes daqueles usados para o envasamento de água mineral, como explica o gerente-geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito.

O deputado Antônio Moraes destacou que a regularização do setor vai gerar benefícios para o poder público, consumidores e comerciantes.  Moraes acrescentou que a matéria vai receber um substitutivo da Comissão de Justiça no intuito de amenizar as exigências sugeridas para o funcionamento dos caminhões-pipa em casos de emergência. O projeto deve ser votado pelo colegiado na reunião da próxima terça (20).

Da Alepe


© Copyright 2023 Macaparana em foco. Todos os direitos reservados. Designer: MF - Bloggertheme9 Plataforma Blogger.