Macaparana em foco

Macaparana em foco

Informação com qualidade

Macaparanenses não renovam seus mandatos e Mata Norte fica sem representante

em

Os macaparanenses e deputados estaduais Antônio Moraes (PSDB) e Maviael Cavalcanti (DEM), apesar de terem recebido votação expressiva nas eleições que ocorreram no último domingo (05/10), não conseguiram renovar seus mandatos para a Assembléia Legislativa de Pernambuco, deixando a Mata Norte do Estado sem representação.

Cogitava-se que para garantir uma vaga na Alepe, o candidato que estivesse na coligação da Frente Popular que apoiou Paulo Câmara, deveria ter uma média de 40 mil votos. A análise foi quase 100% certeira, equivocando-se em uma media de mil votos para mais, visto que Antônio Moraes obteve 40.729 votos e ficou com a primeira suplência, perdendo a ultima vaga da coligação para Ricardo Costa (PMDB) que angariou 41.140 votos. Maviael Cavalcanti foi votado por 38.785 eleitores, ficando com a terceira suplência da coligação, tendo sido ultrapassado por Macantônio Dourado (PSB) que teve 40.472 votos.

Alguns analistas afirmavam que a Frente Popular deveria fazer entre 28 e 29 estaduais, mas a coligação elegeu apenas 26 parlamentares.

Porém, nem tudo está perdido. De acordo com a praxe politica, o mandato do deputado Antônio Moraes, que ficou com a primeira suplência está garantido. Isto porque o governo deverá convocar alguns eleitos para compor pastas (secretarias) no poder executivo, fato que levará o suplente a tomar posse, inclusive, no início de 2015. 

Considerando-se a relação/quantidade de deputados eleitos e convocados para secretarias nos últimos governos, o deputado Maviael Cavalcanti, mesmo na terceira suplência, também deverá assegurar mais um mandato na Casa Joaquim Nabuco. Sem contar que, em 2016, alguns parlamentares disputarão prefeituras, desse modo, quem se eleger não voltará mais à Assembléia Legislativa e confirmará a definitividade do suplente no cargo.

É esperar e ver o que acontece. Queremos aqui aproveitar o momento para parabenizar aos nossos conterrâneos que, mesmo sem assegurar o cargo de imediato, obtiveram expressiva votação no último domingo. Boa sorte a todos. 


© Copyright 2023 Macaparana em foco. Todos os direitos reservados. Designer: MF - Bloggertheme9 Plataforma Blogger.